Visita Técnica à Fazenda Colorado

A Fazenda Colorado, situada na cidade de Araras – SP – destaca-se como a maior produtora de leite do país. Por isso, no dia 5 de outubro, a ETASA promoveu uma visita de seus alunos àquela propriedade com o objetivo de oferecer a seus estudantes conhecimentos importantes sobre a vivência prática e multidisciplinar das técnicas e serviços ali praticados.  A Colorado é reconhecida por ter obtido uma certificação referente ao bem-estar animal, além de contar com instalações modernas e ambiente tecnologicamente avançado.

A atividade foi planejada para que os alunos pudessem conhecer as instalações da Fazenda, bem como observar o manejo de todas as etapas da produção de leite, abrangendo os seguintes temas: cuidados com os bezerros, gerenciamento das novilhas, pesquisas sobre vacas em lactação e vacas em período de seca, reprodução e melhoramento genético. É importante salientar que a fazenda é reconhecida por sua certificação e pela dedicação ao bem-estar animal, evidenciada por suas instalações modernas e ambiente tecnologicamente avançado.

Adicionalmente, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de ordenha automatizada e o processo de beneficiamento do leite na unidade de laticínio ali existente. Esta etapa de processamento do leite tem um papel crucial para gerar produtos de qualidade para o consumidor final, enriquecendo a experiência dos alunos e complementando os conteúdos abordados nas disciplinas de Tecnologia de Alimentos e Gestão da Qualidade.