Trabalhos de Conclusão de Curso da ETASA 2º semestre de 2022

A sigla TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso e representa o fechamento de um ciclo de aprendizado, no qual é aplicado todo o conhecimento adquirido ao longo de um curso.

No encerramento de mais um semestre, chegou o momento tão esperado pelos alunos formandos na ETASA. Entre os dias 28/11 a 02/12 ocorreu a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), representando o fechamento de um ciclo de aprendizado, no qual é aplicado todo o conhecimento adquirido ao longo de um curso.

A apresentação do TCC para a banca examinadora é um dos momentos mais esperados pelos alunos e professores, pois consagra todo o esforço e dedicação ao longo do processo de pesquisa, experimentos e elaboração do artigo.  Foram apresentados 17 trabalhos com temas importantes para o desenvolvimento da área agropecuária, conforme vemos abaixo:

• Análise técnica do processo inflamatório da glândula mamária de vacas em lactação.
  • Crotalária juncea associada à adubação verde.
  • Criação de tilápia-do-nilo (oreochromisniloticus) em sistema de tanque-rede na fazenda sesmaria.
  • Avaliação do silício no cafeeiro.
  • Etologia das galinhas poedeiras comerciais.
  • Análise econômica comparativa entre bovinos e ovinos: sistema de cria.
  • A integração da variedade arara no setor cafeeiro.
  • Efeitos do greening (huanglongbing) na produção dos pomares brasileiros de laranja.
  • Efeitos da troca térmica durante a ordenha do rebanho girolando em condições de clima tropical, região Sudeste.
  • Sistema de agrofloresta e agricultura sintrópica: vantagens, limitações e possibilidades para o futuro.
  • Acesso à agricultura de precisão voltado aos pequenos produtores.
  • Viabilidade econômica e biológica da implantação de um meliponário em área de reserva legal.
  • Estudo de viabilidade em plantio consorciado entre café e mamão.
  • Caracterização de propriedades físicas do solo (densidade aparente e porosidade total) em áreas de plantio direto e plantio convencional na fazenda sesmaria.
  • Avaliação da eficiência no processo de enraizamento do tomateiro com a utilização da técnica de alporquia em casa de vegetação.
  • Estudo de caso: éguas atletas reabsorvendo embriões.
  • A importância de técnicas de conservação e manutenção na prevenção de processos erosivos em estradas rurais.

Parabenizamos todos os alunos que pelas apresentações que foram realizadas nesse período e já estamos aguardando ansiosamente os das próximas turmas.