Simpósio de Formação Docente debate sobre o uso da Inteligência Artificial na Educação

Nos dias 17,18 e 19 de janeiro foi realizado no Teatro Engenheiro Salvador Arena, e também em transmissão on-line, o evento “Simpósio de Formação Docente”, que trouxe como tema: ‘O Homem e a Máquina: O Mundo da Inteligência Artificial e as Habilidades Socioemocionais’. O objetivo do evento foi ampliar a visão dos docentes do Colégio Engenheiro Salvador Arena, da Faculdade Engenheiro Salvador Arena, da Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena e das escolas parceiras, além dos alunos e egressos da pós-graduação em Gestão Educacional da faculdade, sobre temas atuais que envolvem inteligência artificial e inteligência humana.

Abrindo o primeiro dia, o público foi contemplado com uma palestra apresentada por Mariana Ochs destacando aspectos muito relevantes sobre a educação midiática e como construir conhecimento através do diálogo entre inteligências humanas e artificiais. Em seguida, Paula Carolei subiu ao palco do Teatro Engenheiro Salvador Arena para falar sobre a inteligência artificial como apoio para a criatividade humana.

Dando continuidade ao Simpósio, no segundo dia os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre inteligência artificial na educação e os desafios para desenvolver habilidades socioemocionais, ministrada por Cintia Marques; em seguida, Mariana Gonçalo propôs aos presentes uma reflexão sobre as tendências e competências para a vida no futuro, em tempos de inteligência artificial.

Finalizando o evento, Solange Giardino discorreu sobre a educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) e, posteriormente, Cristine Reis abordou as perspectivas e o possível potencial da inteligência artificial na educação básica.

A formação continuada do corpo docente deve fazer parte do processo de aprimoramento do capital humano de uma instituição educacional. Essa prática é crucial e assegura que a equipe esteja sempre atualizada, proporcionando um ambiente para a troca de ideias e de boas práticas entre diferentes instituições de ensino. É importante salientar que, por meio das reflexões e do conhecimento desenvolvido durante esse processo de capacitação, será possível implementar estratégias significativas no ambiente escolar e acadêmico, visando inovar e aprimorar continuamente as práticas educacionais.