ETASA oferece aos alunos curso de Inseminação Artificial em Bovino

No dia 25 de abril, os alunos do segundo semestre da Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena – ETASA -, tiveram a oportunidade de participar do curso de inseminação artificial em bovinos.

Durante o período da manhã, foi ministrado o conteúdo teórico sobre anatomia e fisiologia do aparelho reprodutivo de fêmeas, abordando temas como cuidados e manejo com botijão de nitrogênio e principais manejos no rebanho para se obter a eficiência reprodutiva.

No período da tarde, os alunos praticaram a técnica em peças anatômicas, realizaram a identificação das estruturas nas vacas, além de fazer a manipulação no botijão de nitrogênio coletando as doses de sêmen e descongelando-os da maneira adequada. Para finalizar cada aluno fez a montagem do aplicador de sêmen.

Após o curso, todos fizeram uma prova e receberam certificados de aptidão para realizar essa importante técnica no campo da pecuária.