Curso de produção de queijos, iogurtes e geleias

Nos dias 14 e 15 de maio, a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena – ETASA -, em parceria com o Curso de Engenharia de Alimentos da Faculdade Engenheiro Salvador Arena, realizou mais um curso de produção de queijos, iogurtes e geleias, proporcionando aos alunos do Curso Técnico em Agropecuária a oportunidade de conhecer todo processo de fabricação desses alimentos, desde a ordenha até o produto.

Na ocasião, foi abordado de forma teórica e prática, temas como: padrões de higiene e segurança alimentar, seleção e preparo dos ingredientes, processos de fermentação, coagulação, prensagem e maturação. No módulo de produção de iogurtes e geleias, os alunos os processos de manipulação de frutas frescas, técnicas de extração de suco, adição de açúcares e agentes gelificantes, inclusive de procedimentos de envase adequado para garantir a estabilidade e segurança dos alimentos ali preparados.

Além dos aprendizados proporcionados, o curso possibilitou ainda estabelecer relações com disciplinas da grade curricular dos alunos, como: Tecnologia de Alimentos, Bovinocultura de Corte e Leite, Gestão de Qualidade e do Empreendedorismo, entre outras.