Alunos da ETASA realizam apresentação de TCCs

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa muito importante na jornada de um estudante, representando tempo de estudo e dedicação. Trata-se de um projeto de pesquisa que permite aplicar e aprofundar os conhecimentos adquiridos, explorar temas de interesse acadêmico e contribuir para o avanço do conhecimento na área específica do tema em foco.

Sua elaboração requer planejamento, organização e disciplina, sempre com o apoio fundamental do orientador. Na apresentação perante a banca examinadora é avaliado o trabalho como um todo, a qualidade da pesquisa efetuada, a clareza e objetividade do texto e a apresentação oral. É uma oportunidade de aprendizado, de apro­fundamento em um determinado assunto e de crescimento e desenvolvimento pessoal, sendo importante encará-lo como um desafio gratificante para se obter um documento que poderá ser útil a outros profissionais da área e motivo de orgulho pessoal para seu(s) autor(es).

Neste mês de junho, os alunos da ETASA tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos sobre temas inéditos e desafiadores. Os projetos abordaram questões como: o monitoramento do percevejo marrom no cultivo da soja, a importância da manutenção e regulagem da colheitadeira na cultura da soja, um projeto técnico de implementação de pastejo rotacionado e de suplementação volumosa, a influência da lua no parto de bovinos, a relação entre bem-estar animal e sucesso reprodutivo na IATF em bovinos, o uso do fungo Trichoderma no combate a doenças parasitárias e as consequências do uso excessivo de defensivos agrícolas na saúde humana e no meio ambiente.

Só pelos temas estudados podemos deduzir a importância desses trabalhos de conclusão dos alunos para a escola, para a comunidade onde esses futuros técnicos irão trabalhar e para o nosso país.