Alunos da ETASA participam de aula prática de Análise e Classificação do Milho

No Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Agropecuária Salvador Arena, os alunos contam com variados recursos pedagógicos para sua completa formação profissional. Prova disso ocorreu no último dia 15 de abril, quando participaram de uma atividade na Estação Ciências da escola para determinar a qualidade de um lote de milho, de acordo com padrões oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os estudantes puderam identificar, através de análise técnica e laboratorial, grupos, classes e tipos do cereal conforme as características físicas observadas. O processo de classificação de grãos consiste em submeter pequenas amostras de um lote do produto a diversos procedimentos, como homogeneização, análise de impurezas, análise de umidade e inspeção visual para identificar defeitos.

Além desses importantes conhecimentos, os alunos tiveram a oportunidade de aprender na prática como manusear os equipamentos próprios para esse tipo de estudo: balança analítica, peneira para classificação de grãos e o medidor de umidade desse precioso alimento. E para completar, obtiveram informações que determinam o padrão de qualidade do produto e para qual finalidade ele poderá ser destinado.