A importância da água na Agropecuária

Na última sexta-feira, 22 de março, em que se comemora o Dia Mundial da Água, os alunos e professores do Curso Técnico em Agropecuária da ETASA puderam refletir sobre a importância desse recurso natural essencial à sobrevivência dos seres vivos e indispensável à produção agropecuária.

Aproveitaram a oportunidade para discutir sobre o emprego de boas práticas agrícolas, destacando que o produtor de alimentos pode se tornar também um produtor de água. Além disso, salientaram os desafios que a Agricultura enfrenta no cenário atual, mais especificamente, sobre os efeitos das mudanças no clima que impactam diretamente o ciclo hidrológico.

Um dos aspectos mais interessantes do evento foi o que tratou das muitas formas nas quais a tecnologia pode ajudar a reduzir o uso de água na Agricultura,  tais como o uso de sementes transgênicas, o armazenamento de água da chuva, métodos eficientes de irrigação, utilização de técnicas de cobertura morta, terraceamento, bem como o uso de tecnologias digitais, entre elas, irrigação inteligente, sensores de umidade, mapeamento digital da lavoura e, de modo geral, a agricultura de precisão.

Os professores enfatizaram a importância do planejamento e do uso racional da água para o desenvolvimento sustentável da Agropecuária, esclarecendo que a gestão eficiente da água, baseada em informações científicas, é essencial para garantir a produtividade e a sustentabilidade das propriedades rurais. A conclusão sobre o tema abordado é que, sem água, não há produção agrícola e não há alimentos. Portanto, saber como economizar água no campo é fundamental. Não se pode pensar em crescimento no agronegócio sem levar em conta o equilíbrio do meio ambiente.