Reservatório e Expansão do Sistema de Irrigação

Durante as aulas das disciplinas de Irrigação e Drenagem para Agropecuária, Matemática e Topografia, os alunos da ETASA – Escola Técnica Agropecuária Salvador Arena – puderam acompanhar a implementação de um projeto para a construção de um reservatório destinado ao abastecimento do sistema de pivô central na área de cultivo da empresa AgroIndustrial Salvador Arena. Além disso, foram abordadas informações relevantes, tais como:

• Área do tanque: 16.700 m² ou 1,6 hectares;
  • Capacidade de armazenamento: 40.000 m³ ou 40.000.000 litros;
  • Quantidade de pivôs a serem atendidos: atualmente 3, com projeção de expansão para 7 unidades;
  • Área de cultivo a ser atendida pelos pivôs: atualmente 153 hectares com previsão de aumento para 230 hectares no futuro.

A atividade teve como objetivo capacitar os alunos no desenvolvimento de métodos, técnicas e projetos para uma gestão eficiente dos sistemas de irrigação, além da aplicação de métodos matemáticos que se adequem melhor às situações-problema que eventualmente possam surgir.