Palestra e oficina sobre meliponicultura

Meliponicultura é a criação racional de abelhas sem ferrão, ou meliponíneos, que é diferente da apicultura convencional, uma vez que se refere à geração de abelhas da espécie Apis melífera.

Em 21 de maio, um dia após a celebração do Dia Mundial das Abelhas, os alunos da Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena – ETASA -, tiveram uma manhã dedicada à meliponicultura, participando de palestra e oficina sobre o tema. Na ocasião, o médico veterinário Ricardo Bruxellas, da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral -, ministrou uma palestra, destacando a importância desse tipo de abelhas para as atividades agrícolas e para a preservação da biodiversidade; mencionou também as potencialidades da meliponicultura no Brasil e as principais espécies de abelhas sem ferrão ocorrentes na região.

Em seguida, os alunos participaram de uma oficina para a confecção artesanal de iscas destinadas à captura de abelhas, as quais foram alocadas em árvores distribuídas nas adjacências da escola. Essas atividades constituem os primeiros passos para a implantação do meliponário da ETASA, onde os alunos terão oportunidade de aprender e se aprofundar sobre o processo de criação e manejo de abelhas sem ferrão.